Scroll Top

Terapêutica

Estas águas medicinais, pelas suas propriedades e pelas práticas termais aplicadas, têm demonstrado e comprovado melhorias clínicas significativas ao nível das patologias para as quais estão indicadas e reconhecidas:

Características Físico - Químicas da água:

Água fracamente mineralizada, com reacção muito alcalina e sob o ponto de vista iónico designa-se por ser bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada, sulfidratada, sendo uma água sulfúrea. Apresenta uma mineralização total de 381 mg/l, condutividade de 437 µScm-1 aproximadamente e pH 8.14, com temperatura de emergência na ordem dos 22º C.

Indicações Terapêuticas e respectivas patologias

Pelas suas propriedades, estas águas estão indicadas para:

- Doenças reumáticas e músculo-esqueléticas (Osteoartrose, Reumatismos Inflamatórios e abarticulares (ombro doloroso, nevralgias e ciatalgias), Artropatias traumáticas e Pós-operatório Ortopédico).

- Doenças do foro respiratório (Rinite, Sinusite, Bronquite, Faringite, Laringite, Asma Brônquica, DPOC).

- Doenças de pele e patologias dermatológicas (psoríase, eczema, úlceras varicosas, acne).

(Reconhecidas ao abrigo do Despachos conjuntos nºs 50/2003 e 8047/2008, publicados no Diário da República nºs 18 e 55, 2.ª Série, de 22 de Janeiro e 18 de Março).

Na área do Bem-estar

Na área do BEM-ESTAR (Wellness & SPA) poderá usufruir também de uma ampla e diversificada oferta de serviços, tais como, a Piscina Lúdica e tratamentos de corpo e rosto, nomeadamente (Banhos, Duches, Massagens, Esfoliações, Envolvimentos, Sauna e Turco) com objectivo de darmos resposta de uma forma individualizada às necessidades e exigências de cada cliente.

Dispõe também de uma valência de Fisioterapia, com equipamentos de ponta, permitindo reabilitações cuidadas e personalizadas

História

O complexo Termal do Cró está situado entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km para norte do Sabugal. O local é atravessado pela Ribeira do Boi.

Estas águas medicinais poderão ter uma utilização antiquíssima, pois existem alguns indícios (cerâmicas de construção e moedas) que apontam para uma possível presença no local em período romano.

1726 – Referência mais antiga do Cró da autoria de Francisco da Fonseca Henrique, que já então falava dos notáveis efeitos curativos dos banhos destas águas e da necessidade de se criarem no local instalações apropriadas.
Desde sempre a nascente destas águas despertou grande interesse na região.

1891 - Foram efectuados os primeiros exames das águas na Academia Politécnica do Porto.

1909 – Guilherme Iven Ferrás, tentou implementar um primeiro projecto sério de reestruturação e exploração do local e das suas águas que, por vários motivos, não foi para a frente.

1935 – Construiu-se o primeiro balneário.

1980 – A Câmara Municipal do Sabugal comprou o local e iniciou uma nova era de reabilitação e dinamização das Termas do Cró, possuindo o contrato de concessão de exploração HM-46 – Caldas do Cró assinado em 28-03-2001 . As indicações terapêuticas foram publicadas ao abrigo do despacho conjunto nº50/2003, no Diário da República , II Série, de 22 de Janeiro de 2003.

2001 – A Câmara Municipal construiu um balneário provisório onde, passaram a decorrer os tratamentos, com vista ao reconhecimento das vocações terapêuticas da sua água mineral.

2011 – A Câmara Municipal de Sabugal construiu um moderno balneário com condições de excelência, proporcionando aos seus clientes fidelizados melhores condições, e possibilitando a existência de muitos novos clientes. A primeira época termal decorreu de Junho a Novembro.

2012 – Teve inicio a 2ª Época Termal. Em Agosto as Termas do Cró foram concessionadas à empresa Natura Empreendimento S.A. que tem como objectivo dinamizar e fazer evoluir ainda mais esta infra-estrutura.

2015 – Inauguração do Hotel Termal do Cró – Cró Hotel & Termal SPA.

Actualmente, o espaço conta com um novíssimo e moderno Balneário Termal, com equipamentos de vanguarda, recursos humanos qualificados, oferecendo assim um serviço de qualidade elevada a todos quantos procuram as águas do Cró, seja por motivos de saúde ou de lazer.

Conselhos para si...

Clique no link para visulaizar o guia do termalista

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant